Primeiro dia do XVIII Congresso da Abrampa promove debates sobre Estado de Direito Ambiental e mudanças climáticas

Realizado pela Associação Brasileira do Ministério Público de Meio Ambiente (Abrampa), em parceria com o Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul, o XVIII Congresso Brasileiro do Ministério Público de Meio Ambiente foi aberto nesta quarta-feira (25) em Porto Alegre.

Após a solenidade da abertura, que contou com a presença de várias autoridades, foi proferida a palestra magna pelo presidente do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União, Sandro José Neis (MPSC), abordando o tema “30 anos do Ministério Público na Constituição de 88”.

Os debates do primeiro dia ficaram concentrados em dois painéis. O primeiro, presidido pela procuradora de Justiça Sílvia Cappelli (MPRS), teve como enfoque o Estado de Direito Ambiental, e contou com palestras de Eliane Moreira (MPPA), Tiago Fensterseifer (Defensoria Pública de São Paulo), José Rubens Morato Leite (Instituto O Direito Por Um Planeta Verde).

No segundo painel, foi promovido o lançamento da Cartilha MP e mudanças climáticas, feito pela Abrampa, com o apoio da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza e Fundación Avina.

O tema mudanças climáticas foi o enfoque das discussões, com a presidência do promotor de Justiça do MPMS Luciano Feurtado Loubet e a participação de André Rocha Ferreti (Fundação Grupo Boticário), Luciana Passos (Consultora da Fundación Avina), Vinícius Lameira Bernardo (MPRJ) e Cíntia Teresinha Burhalde Mua (TJRS).

Ainda no primeiro dia de atividades, foi promovido o lançamentos do livro “A EVOLUÇÃO DA JURISPRUDÊNCIA AMBIENTAL – COMENTÁRIOS AOS ACÓRDÃOS PARADIGMAS DO TJMG”, coordenado pelo Presidente Emérito da Abrampa, procurador de Justiça Jarbas Soares Junior (MPMG).

O XVIII Congresso da Abrampa tem continuidade no dia 26, com painéis e oficinas sobre a defesa do meio ambiente e atuação do Ministério Público.

 

Outras notícias

07/12/2023

NOTA TÉCNICA DA ABRAMPA SOBRE O PL Nº 3.729/2004 – LEI GERAL DE LICENCIAMENTO AMBIENTAL, APONTA PARA O DESMONTE DO ARCABOÇO NORMATIVO E DO APARATO INSTITUCIONAL DE PROTEÇÃO AO MEIO AMBIENTE NO BRASIL

A ABRAMPA – Associação Brasileira de Membros do Ministério Público, associação civil sem fins lucrativos que reúnePromotores e Procuradores de Justiça e Procuradores da República com autuação especializada em meio ambiente atuantes em todos os Estados da Federação cumprindo seus objetivos institucionais, por meio de Nota Técnica vem manifestar-se sobre o que considera uma proposta […]

29/11/2023

ABRAMPA emite Nota Técnica sobre Transparência do Cadastro Ambiental Rural (CAR)

Sensível à importância da participação da sociedade na gestão ambiental, a ABRAMPA acaba de publicar uma Nota Técnica sobre a necessidade da transparência dos dados pessoais dos titulares de imóveis rurais do Cadastro Ambiental Rural (CAR).O CAR é um instrumento da política pública ambiental dotado de indiscutível importância estratégica para o planejamento ambiental e econômico […]

Mídias Sociais
Desenvolvido por:
Agência Métrica