Primeiro dia da pauta verde do stf – Abertura do Julgamento

O Supremo Tribunal Federal iniciou a primeira sessão da “pauta verde” com o julgamento conjunto da ADPF 760 e da ADO 54. A primeira trata da falta de execução do PPCDAM (Plano de Ação e Controle do Desmatamento na Amazônia). Já a segunda questiona a omissão do governo federal no combate ao desmatamento.

A Ministra Cármen Lúcia, relatora das duas ações, abriu o julgamento destacando o alinhamento da pauta com o papel institucional do STF de decidir casos relevantes em matéria ambiental e fazer cumprir a Constituição. Para ela, as demandas referem-se ao desmonte do aparato de proteção ambiental, que vem sendo promovido em quatro frentes: o abandono do PPCDAm, a diminuição da fiscalização, a inexecução orçamentária e a impossibilidade de acesso a dados e informações. 

Cunhando o já histórico termo “cupinização institucional”, a Ministra apontou que, ao manter o funcionamento das instituições, precarizando as suas condições administrativas de funcionamento, o governo promove políticas públicas ambientais ineficientes que viabilizam a destruição ambiental. Traçou, ainda, um paralelo entre as políticas ambientais e a realidade mais ampla, de corrosão da democracia, como fenômenos que ocorrem de forma silenciosa e invisível a olhos desatentos, mas que reduzem a efetividade das instituições.

A fala inicial também pontuou que, ao tratar do tema, o Supremo não incorre em indesejável ativismo judicial, mas apenas se desincumbe da sua missão constitucional de defesa dos direitos fundamentais, ante a situação de ineficiência das políticas ambientais. Com isso,  a Ministra sinaliza a possibilidade de eventual reconhecimento de Estado de Coisas Inconstitucional em matéria ambiental nos casos em julgamento.

Após a sustentação oral dos autores, da AGU e dos amici curiae, a sessão foi suspensa e será retomada no dia 31.03.

 

Associação Brasileira dos Membros do Ministério Público de Meio Ambiente (Abrampa)
Fone: (31) 3292-4365
[email protected] 
Facebook: /abrampa.mp
Instagram: abrampa.oficial

Outras notícias

30/10/2023

ABRAMPA participa do Seminário “Desafios e Oportunidades em Regularização Fundiária de Unidades de Conservação”

Na última semana, a Associação Brasileira de Membros do Ministério Público de Meio Ambiente (ABRAMPA) participou do Seminário “Desafios e Oportunidades em Regularização Fundiária de Unidades de Conservação”*, em Brasília (DF). O encontro teve por objetivo retomar a discussão da temática, valorizar e construir propostas para enfrentamento do problema, engajar mais atores no processo e […]

26/10/2023

Webinário: “EMERGÊNCIAS CLIMÁTICAS E ENFRENTAMENTO A DESATRES”

O Webinário “EMERGÊNCIAS CLIMÁTICAS E ENFRENTAMENTO A DESATRES” acontece nos dias 31 de outubro e 7 de novembro, das 10h às 12horas, com transmissão pelo Canal da Escola de Contas e Gestão do TCE-RJ, no YouTube. As inscrições são limitadas e poderão ser realizadas Clicando aqui Os painéis do evento serão apresentados por especialistas no […]

Mídias Sociais
Desenvolvido por:
Agência Métrica