MP assina termo para ampliar recursos para a bacia do Rio Araguari em MG

Parceria com a agência de bacia do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Araguari (ABHA) é assinada na manhã desta terça-feira (29). Expectativa é de que R$ 5 milhões sejam investidos na bacia.

Uma parceria inédita entre o Ministério Público Estadual (MPE) e a agência de bacia do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Araguari (ABHA) vai estimular a aplicação de mais recursos na bacia. Segundo a agência, o órgão vai financiar uma equipe técnica com o objetivo de apoiar os projetos voltados ao Programa Qualidade da Água. A expectativa é que, em um ano de parceria, sejam investidos cerca de R$ 5 milhões em soluções para, principalmente, esgotamento sanitário.

O Termo de Compromisso Positivo (TCP) para a liberação dos recursos será assinado entre o MPE e a ABHA na manhã desta terça-feira (29), na Prefeitura Municipal de Araguari.

Dos 20 municípios presentes na bacia, a ABHA financiou 14 planos municipais de saneamento básico. Entre as informações obtidas, foi constatado que cerca de 90% do esgoto gerado na bacia são lançados sem tratamento nos afluentes do Rio Araguari – sendo este, hoje, o principal desafio enfrentado pela bacia e os munícipios que ela abriga.

CBH Araguari

O CBH Araguari cuida da gestão das águas da Bacia Hidrográfica do Rio Araguari que abrange 20 municípios mineiros da região (Araguari, Araxá, Campos Altos, Ibiá, Indianópolis, Iraí de Minas, Nova Ponte, Patrocínio, Pedrinópolis, Perdizes, Pratinha, Rio Paranaíba, São Roque de Minas, Sacramento, Santa Juliana, Serra do Salitre, Tapira, Tupaciguara, Uberaba, Uberlândia).

O comitê é responsável pela definição de regras a serem seguidas em relação ao uso da água enquanto os órgãos reguladores fazem com que essas regras sejam colocadas em prática. Os projetos e programas do CBH Araguari são financiados pela cobrança pelo uso dos recursos hídricos.

A ABHA é uma entidade jurídica sem fins lucrativos, tendo estrutura administrativa e financeira própria, que atua como Agência de Águas para Comitês de Bacias Hidrográficas, exercendo a função de secretaria executiva, apoio técnico e de suporte operacional aos comitês.

Fonte: G1 Triângulo Mineiro
Foto: Divulgação/CBH Araguari

Assessoria de Comunicação Social
Associação Brasileira dos Membros do Ministério Público de Meio Ambiente (Abrampa)
Fone: (31) 3292-4365
[email protected] 
Facebook: /abrampa.mp
Instagram: abrampa.oficial

 

Outras notícias

11/01/2024

RESERVE A DATA

XXII Congresso Brasileiro do Ministério Público de Meio Ambiente A vigésima segunda edição do Congresso Brasileiro do Ministério Público de Meio Ambiente acontecerá nos dias 24, 25 e 26 de abril de 2024, na cidade de Belém (PA), com a temática “Amazônia e Mudanças Climáticas: Uma atuação socioambiental estratégica e integrada”. O Congresso tem como […]

19/12/2023

ABRAMPA emite Nota de Posicionamento Institucional sobre alteração no regime de tramitação do PL 4.994, que busca facilitar o processo de licenciamento ambiental da rodovia BR-319

A ABRAMPA acompanha, com preocupação, o Projeto de Lei nº 4.994/2023, que busca facilitar o processo de licenciamento ambiental da rodovia BR-319, que liga Manaus (AM) a Porto Velho (RO).  Caso aprovado, o PL, que passou a tramitar em regime de urgência, permitirá que diversas obras que integram o empreendimento da BR-319 sejam desmembradas e […]

15/12/2023

Confira detalhes da participação da ABRAMPA na COP28

Entre os dias 30 de novembro e 12 de dezembro, mais de 70 mil pessoas, representando cerca de 200 nações, estiveram reunidas em Dubai, Emirados Árabes, na 28ª edição da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas. A COP28 trouxe discussões sobre emissões de gases poluentes, financiamento climático, transição energética, racismo ambiental, mecanismos socioambientais de […]

Mídias Sociais
Desenvolvido por:
Agência Métrica