Inscrições abertas para o Colóquio Luso-Brasileiro de Direito Ambiental

Foi aberto nesta terça-feira, 19 de março, o período de inscrições para o Colóquio Luso-Brasileiro de Direito Ambiental: Ambiente Equilibrado como Direito Fundamental, que ocorre nos dias 2 e 3 de maio deste ano, na Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa, em Portugal. O evento é organizado em parceria pelo Conselho Nacional do Ministério Púbico (CNMP) e pela Associação Brasileira dos Membros do Ministério Público de Meio Ambiente (Abrampa).

Até o dia 30 de abril, os interessados e de alguma forma envolvidos nas temáticas do Direito Ambiental e das soluções energéticas sustentáveis podem entrar no site da Abrampa para a realização da inscrição no evento.

O objetivo do colóquio é promover a interação entre Brasil e Portugal nas discussões que envolvem o direito fundamental ao meio ambiente ecologicamente equilibrado e as soluções viáveis para o enfrentamento da problemática dos resíduos sólidos com o uso de energia renovável. Hoje, o Brasil se destaca como país no qual 80% da matriz energética é renovável, e Portugal se encontra na terceira posição entre os membros da União Europeia que mais usam energia limpa.

Na solenidade de abertura do evento, às 10 horas  do dia 2 de maio, comporão a mesa os conselheiros do CNMP Luciano Maia, presidente da Comissão de Meio Ambiente (CMA/CNMP), e Valter Shuenquener, presidente da Comissão de Defesa dos Direitos Fundamentais (CDDF/CNMP), além do subdiretor da Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa, Francisco Coutinho. O conselheiro Lauro Nogueira também participará do colóquio, como presidente de uma mesa no dia 3.

Na programação, ainda provisória, há debatedores brasileiros e portugueses, representantes de diferentes instituições. Um dos destaques é a palestra magna “O meio ambiente como direito fundamental da pessoa humana”, do vice-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux.

O credenciamento dos participantes, para acesso aos espaços destinados ao evento, terá início às 9 horas do dia 2 de maio.

Os inscritos deverão arcar com os gastos da participação no evento.

INSCRIÇÕES ENCERRADAS.

Veja aqui a programação do colóquio.

Texto: Assessoria de Comunicação Social – Conselho Nacional do Ministério Público

Associação Brasileira dos Membros do Ministério Público de Meio Ambiente (Abrampa)
Fone: (31) 3292-4365
[email protected] 
Facebook: /abrampa.mp
Instagram: abrampa.oficial

Outras notícias

11/01/2024

RESERVE A DATA

XXII Congresso Brasileiro do Ministério Público de Meio Ambiente A vigésima segunda edição do Congresso Brasileiro do Ministério Público de Meio Ambiente acontecerá nos dias 24, 25 e 26 de abril de 2024, na cidade de Belém (PA), com a temática “Amazônia e Mudanças Climáticas: Uma atuação socioambiental estratégica e integrada”. O Congresso tem como […]

19/12/2023

ABRAMPA emite Nota de Posicionamento Institucional sobre alteração no regime de tramitação do PL 4.994, que busca facilitar o processo de licenciamento ambiental da rodovia BR-319

A ABRAMPA acompanha, com preocupação, o Projeto de Lei nº 4.994/2023, que busca facilitar o processo de licenciamento ambiental da rodovia BR-319, que liga Manaus (AM) a Porto Velho (RO).  Caso aprovado, o PL, que passou a tramitar em regime de urgência, permitirá que diversas obras que integram o empreendimento da BR-319 sejam desmembradas e […]

15/12/2023

Confira detalhes da participação da ABRAMPA na COP28

Entre os dias 30 de novembro e 12 de dezembro, mais de 70 mil pessoas, representando cerca de 200 nações, estiveram reunidas em Dubai, Emirados Árabes, na 28ª edição da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas. A COP28 trouxe discussões sobre emissões de gases poluentes, financiamento climático, transição energética, racismo ambiental, mecanismos socioambientais de […]

Mídias Sociais
Desenvolvido por:
Agência Métrica