ABRAMPA repudia a aprovação do PL 490 pela Câmara dos Deputados

O Projeto de Lei nº 490/2007 é inconstitucional e deve ser rejeitado pelo Senado Federal.

O Projeto de Lei nº 490/2007, aprovado nesta terça-feira, 30 de maio, pela Câmara dos Deputados, por 283 votos a 155, representa mais um inaceitável retrocesso na proteção dos povos indígenas, do meio ambiente ecologicamente equilibrado e do clima estável.

Da forma como aprovado, o Projeto cria um marco temporal para a demarcação das terras indígenas, que só poderá ocorrer caso se comprove ocupação, em caráter permanente, das terras em 05 de outubro de 1988, bem como o seu uso para atividades produtivas e necessárias à preservação dos recursos ambientais e à reprodução física e cultural. O texto prevê, ainda, uma série de outras flexibilizações à proteção dos povos e terras indígenas que atentam frontalmente contra a Constituição Federal.

Para expressar o seu repúdio pela aprovação da Projeto de Lei e defender a sua necessária rejeição pelo Senado Federal, consideradas as suas absolutas e insanáveis incongruências com a Constituição Federal, a ABRAMPA emitiu uma nota de posicionamento institucional, que pode ser lida na íntegra clicando aqui.

Ao aprovar um Projeto que, na prática, fragiliza direitos fundamentais assegurados aos povos indígenas, a Câmara Federal atacou a própria Constituição Federal.

A ABRAMPA coloca-se à disposição para a realização de eventuais debates que se façam necessários e assegura que quaisquer retrocessos na legislação social e ambiental do país serão devidamente denunciados e oportunamente combatidos.

No STF, o tema também é debatido. O julgamento do Recurso Extraordinário nº 1017365, que trata do marco temporal, será retomado pelo Tribunal no próximo dia 7 de junho.

Outras notícias

07/12/2023

NOTA TÉCNICA DA ABRAMPA SOBRE O PL Nº 3.729/2004 – LEI GERAL DE LICENCIAMENTO AMBIENTAL, APONTA PARA O DESMONTE DO ARCABOÇO NORMATIVO E DO APARATO INSTITUCIONAL DE PROTEÇÃO AO MEIO AMBIENTE NO BRASIL

A ABRAMPA – Associação Brasileira de Membros do Ministério Público, associação civil sem fins lucrativos que reúnePromotores e Procuradores de Justiça e Procuradores da República com autuação especializada em meio ambiente atuantes em todos os Estados da Federação cumprindo seus objetivos institucionais, por meio de Nota Técnica vem manifestar-se sobre o que considera uma proposta […]

29/11/2023

ABRAMPA emite Nota Técnica sobre Transparência do Cadastro Ambiental Rural (CAR)

Sensível à importância da participação da sociedade na gestão ambiental, a ABRAMPA acaba de publicar uma Nota Técnica sobre a necessidade da transparência dos dados pessoais dos titulares de imóveis rurais do Cadastro Ambiental Rural (CAR).O CAR é um instrumento da política pública ambiental dotado de indiscutível importância estratégica para o planejamento ambiental e econômico […]

Mídias Sociais
Desenvolvido por:
Agência Métrica