ABRAMPA participa da criação do Fórum Permanente dos Ministérios Públicos de Meio Ambiente da Amazônia Legal

A ABRAMPA formalizou nesta semana, em parceria com o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), a constituição do Fórum Permanente dos Ministérios Públicos de Meio Ambiente da Amazônia Legal, que terá como objetivo principal discutir e desenvolver ações integradas para proteção da Floresta Amazônica.

O ato aconteceu durante o “Encontro de Procuradores-gerais de Justiça da Amazônia Legal: Atuação Estratégica do Ministério Público na Defesa da Amazônia”, realizado na cidade de Belém (PA), nos dias 21 e 22. Antes da assinatura do documento, o promotor de Justiça e presidente da ABRAMPA, Alexandre Gaio, em apresentação, ressaltou a necessidade de avanços sugerindo como uma das priorizações a regionalização das atividades. Em sua primeira fala, Gaio lembrou de experiências exitosas neste sentido já implementadas em outros estados e que poderiam servir de boas práticas para avanços no bioma.

“As lições de outros biomas podem servir para que apliquemos medidas mais efetivas na proteção e combate a ilícitos na Amazônia. As atuações integradas e regionalizadas demonstram a possibilidade de interferir na realidade de toda uma região, bem como contribuir em questões complexas, desde que haja especificidade, articulação e planejamento institucional”, explica Gaio.

Gaio também apresentou durante o segundo dia de evento, as principais propostas da ABRAMPA para uma atuação mais estratégica na Amazônia, que incluem, por exemplo, a elaboração de Planos de Atuação Integrada, a realização de forças-tarefas, a intensificação das fiscalizações remotas, a destinação de terras públicas e a priorização de apurações envolvendo criminalidade organizada.

Neste momento, a Associação vem despendendo esforços no sentido de concretizar estas sugestões, sobretudo, mobilizando parceiros. A constituição e participação da ABRAMPA no Fórum Permanente dos Ministérios Públicos de Meio Ambiente da Amazônia Legal se apresenta como uma dessas iniciativas. A ABRAMPA já possui um histórico de importantes resultados pela conservação da biodiversidade amazônica que inclui a realização do projeto Amazônia em Foco, a apresentação das estratégias de atuação na COP27 e a assinatura de uma Carta Aberta com sugestões para a proteção e combate a ilícitos na Amazônia.

Outras notícias

28/08/2023

Prêmio José Maria de Jurisprudência Ambiental

está com inscrições abertas Concurso é uma homenagem póstuma ao procurador de Justiça do Ministério Público de Tocantis (MPTO) e vice-presidente da ABRAMPA, José Maria da Silva Júnior, referência nacional na defesa da sociobiodiversidade brasileira A Associação Brasileira de Membros do Ministério Público de Meio Ambiente (ABRAMPA) abriu as inscrições do “Prêmio José Maria de […]

21/08/2023

Resolução do Conama tem o potencial de frear degradação do Pantanal

Dentre os documentos que amparam a Resolução, está uma Nota Técnica da ABRAMPA emitida recentemente para a proteção do bioma O Governo Federal, por meio do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), elaborou uma Resolução com avaliação técnica de denúncias sobre normatizações estaduais que facilitam mudanças na cobertura vegetal, como desmatamento, drenagem e outros processos […]

Mídias Sociais
Desenvolvido por:
Agência Métrica