Vice-presidente da ABRAMPA é painelista do 8º Fórum Internacional de Resíduos Sólidos


Lutti

O vice-presidente da ABRAMPA, José Eduardo Ismael Lutti, do Ministério Público de São Paulo, será um dos painelistas do 8º Fórum Internacional de Resíduos Sólidos, que será realizado de 12 a 14 de junho de 2017, no auditório da Universidade Federal Tecnológica do Paraná (UTFPR) em Curitiba (PR).

Ele será um dos participantes do Painel 5, que tem o tema "Logística Reversa no Brasil: Cenário Atual e Futuro", às 14h do segundo dia evento, 13 de junho. Além de Lutti, participam do debate sobre o tema Antônio Garcia Nunes, sócio-gerente da STEERIN (Portugal); Elcio Herbst - IST de Meio Ambiente e Química/SENAI CIC; e Lúcia Helena da Silva Maciel Xavier – FUNDAJ, que coordenará o painel.

Realizado desde 2007, o Fórum Internacional de Resíduos Sólidos - FIRS terá sete paineis principais, intercâmbio de experiências, além de apresentação de trabalhos científicos, mesa de negócios e visitas técnicas. Os temas envolvem o eixo principal dos resíduos sólidos com sustentabilidade, recursos hídricos, mudanças no licenciamento ambiental, consórcio público e parcerias público-privadas, entre outros.

A programação completa, inscrições e outras informações podem ser consultadas através do site www.firs.institutoventuri.org.br.

O FIRS é considerado um importante evento técnico-científico realizado no Brasil sobre temáticas relacionadas a resíduos sólidos. Apresenta uma visão ampla do assunto que abrange desde estudos acadêmicos até a visão governamental e empresarial. Ele passou a ter periodicidade anual em 2013, onde nos anos pares este vem sendo realizado em seu estado de origem, Rio Grande do Sul, e nos anos ímpares é itinerante.

Organizado pelo Instituto Venturi Para Estudos Ambientais, o Fórum vem atraindo cada vez mais instituições, formando uma rede de conhecimentos na área. Desde a sua quarta edição, tem  o apoio acadêmico da Universidade de Brasília – UnB e da Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos. Na edição atual, a Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR é parceira.

O FIRS tem como principal meta contribuir com a criação de um espaço para a troca de conhecimentos e experiências no âmbito da gestão de resíduos, produção mais limpa e avaliação de ciclo de vida, bem como o estabelecimento de um mercado para a reciclagem e recuperação de resíduos, transformando estes em coproduto com valor agregado e incorporando a difusão de políticas e programas que promovam relações comerciais sustentáveis.


firs banner


COMENTÁRIOS ()